A produção sustentável de alimentos de qualidade livres de contaminantes químicos, buscando melhorias no processo produtivo e boas práticas no armazenamento, manipulação e consumo é o objetivo do Plano Sócio Assistencial 2019 da Emater/RS ASCAR de Roca Sales.
Desenvolvido pelos seus técnicos com 50 famílias do município nas localidades de Linhas Marechal Hermes, Brasil, Marechal Floriano, Marquês do Herval, Barão do Rio Branco, Parobé, Júlio de Castilhos, Garibaldi, Sete de Setembro, Fazenda Lohmann, Fernando Abbot, João Abbot, Barão do Triunfo, Nova, Marechal Deodoro, 21 de Abril, Coronel Flores e Bento Gonçalves.
Dentro da proposta, o Clube de Mães Nossa Senhora Aparecida da Linha Barão do Rio Branco esteve reunido em sua sede, na tarde do dia nove de julho de 2019, com a Extensionista Social da Emater/RS ASCAR de Roca Sales, Leandra Bagatini. “A sugestão da atividade foi de realizar um intercâmbio de sementes e mudas de plantas alimentícias, medicinais, aromáticas, condimentares e ornamentais a fim de diminuir a dependência externa desses produtos”, ressaltou Leandra.
Concomitante às visitas realizadas pelos técnicos em todo o interior de Roca Sales, a Emater está efetuando além da troca de sementes e mudas crioulas, a orientação quanto a importância de se garantir a segurança e soberania alimentar da família com a utilização de suas máximas potencialidades nutritivas e resgatando a cultura alimentar tradicional.