Fonte rica de proteína, aminoácidos e ômega 3, o peixe é um alimento essencial em uma alimentação saudável. Além de delicioso, os benefícios desse alimento são inúmeros. Excelente para controlar a pressão arterial, o peixe também auxilia na prevenção do câncer e controle do colesterol. Uma espécie muito conhecida da população roca-salense é a carpa, variedade essa a qual a cidade se destaca pela produção e que possui uma festa em sua homenagem, que chegou este ano a sua 10ª edição, a Fecarpa.
São cerca de 118 toneladas de carpas produzidas anualmente, segundo dados da Pesquisa da Pecuária Municipal, do IBGE. Os dados são de 2017, e coloca Roca Sales no ranking nacional de piscicultura, como a 15ª colocada. No Vale do Taquari, nossa cidade é a maior produtora de peixes, e a 10ª do estado.
Os números representam o trabalho que vem sendo efetuado pela Emater/ASCAR e pela Prefeitura Municipal. No último ano, foram construídos 28 novos viveiros, para 22 produtores auxiliados pelo Programa RS Pesca e Aquicultura, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. No total o município possuí 350 produtores de peixes, com 530 viveiros, espalhados em 123 hectares de lâminas de água.
Além do auxílio na construção dos açudes, a Emater/ASCAR também presta cursos de capacitação aos produtores por eles assistidos. Os cursos prezam pela qualidade e produtividade do que vem sendo produzido em nossa cidade, além de esclarecer possíveis dúvidas em relação a produção.
A piscicultura vem atraindo o interesse de diversos produtores da cidade, pois além da valorização do peixe, a sua produção é menos penosa que a produção de suínos, bovinos e frangos, e mais rentável.
A administração também incentiva ao consumo do peixe em diversas modalidades. Além do desenvolvimento da culinária a base de peixe, estimulado na Fecarpa, o alimento também vem sendo introduzido na merenda escolar das escolas infantis e de ensino fundamental do município. A ideia é que o peixe faça parte da alimentação desde cedo, para que esse hábito saudável não esteja presente apenas em datas festivas, mas sempre.
Nas fotos os açudes feitos durante 2017/2018, dos produtores Arnildo Krieger (Linha Garibaldi), Sereno Freisleben (Júlio de Castilhos Alta) e Alberto Schmitz (Júlio de Castilhos Baixa).