Ação realizada nas Escolas Padre Fernando, São José, CEAT, Dom Pedro, Perpetuo Socorro e Sagrada Família, entre os dias 16 à 23 de março de 2022, pela Secretaria de Saúde, alerta sobre a dengue e sua transmissão. O momento foi ministrado pelo agente de endemias Roberto Giongo e teve como intuito a conscientização, prevenção e possíveis consequências.
A transmissão pelo vírus da dengue teve um crescimento alarmante nas últimas semanas sendo registrado, no dia 24 de março, a confirmação do primeiro caso positivo no município.
A partir da confirmação, o agente de endemias e as agentes de saúde realizam os ciclos de controle na área confirmada buscando o envolvimento/educação/participação da população do local, com o intuito de que seja eliminada a maior parte dos criadouros, tentando diminuir a “população de Aedes aegypti” presente e com esta diminuição no índice de infestação pelo mosquito, também minimizar a “transmissão viral” e o surgimento de novos casos.
Importante ressaltar que nesse momento o município não está autorizado a aplicar inseticida. A autorização se dá após a confirmação de mais de 40 casos consecutivos. O Vale do Taquari já acumula acerca de mais de 200 casos confirmados de dengue, entre os municípios de Encantado, Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Colinas, Imigrante, Santa Clara do Sul e Teutônia.