Chamada anteriormente de Conventos Vermelhos, graças as águas barrentas do Rio Taquari que banham a cidade, Roca Sales foi emancipada em 18 de Dezembro de 1954.
Pertencente ao município de Estrela anteriormente, Roca Sales possui o nome em homenagem ao encontro dos Presidentes do Brasil, Campos Sales, e do presidente da Argentina, Júlio Argentino Roca.
Colonizada por povos de origem germânica e italiana, em sua maioria, é uma cidade pequena e acolhedora, com cerca de 10.500 moradores.
O primeiro nome do município 'Conventos Vermelhos', foi dado pelos marinheiros que navegavam pelo Rio Taquari, ao encontrarem, à margem esquerda, um arroio de águas barrentas, avermelhadas pela erosão provocada pelas chuvas, naquele lugar ermo, próprio para retiro e refúgio, como se fosse um convento natural, daí a denominação que permaneceu por vários anos.
O núcleo de Conventos Vermelhos foi fundado em 27 de maio de 1881, em terras que pertenciam anteriormente à família Santos Pinto. O núcleo foi ocupado por agricultores de origem alemã, italiana, lusitana, suíça, polonesa e francesa, fundando as primeiras comunidades, construindo as primeiras igrejas e escolas. Os primeiros moradores do local foram Cesário Piccinini, Cândido Giongo, Emílio Rotta, Sílvio Piccinini e José Brock.
Com o desenvolvimento do povoado, em 18 de maio de 1898, foi criado o Distrito de Conventos Vermelhos.
Em 1900 ocorre a mudança da denominação de 'Conventos Vermelhos' para 'Roca Sales'. O novo nome originou-se de dois importantes fatos internacionais: em 1899, quando o presidente da Argentina, Júlio Argentino Roca, visitou o Brasil e teve a visita retribuída, no ano seguinte, pelo presidente brasileiro, Manuel Ferraz de Campos Sales. Para homenagear os dois Presidentes, o novo Intendente de Estrela, Francisco Ferreira Brito (atendendo à solicitação do Sub-Intendente, Napoleão Maioli), mudou a denominação para 'Roca Sales'. O distrito era forte produtor de banha, exportava-a para a sede municipal.
Em 13 de setembro de 1924, o distrito de Roca Sales foi elevado à categoria de freguesia.
Com o passar dos anos, o povoado desenvolveu-se e iniciou o movimento emancipacionista. Em 18 de dezembro de 1954, Roca Sales foi desmembrado de Estrela e instalado em 28 de fevereiro de 1955, sendo o primeiro Prefeito Irineo D'Anúncio Rota e Vice-Prefeito Lothar Brentano.
A população total do município era de 9.922 habitantes, de acordo com a Contagem da População do IBGE (2007).
Sua área é de 208 km², representando 0.0775% do Estado, 0.037% da Região e 0.0025% de todo o território brasileiro.
Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.812 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)
Gentílico: Rocassalense
Data de Criação: 18/12/1954
Lei de Criação: Lei nº . 2551
Ano de Instalação: 1954
Município de origem: Estrela
Microrregião: Lajeado-Estrela
Mesorregião: Centro Oriental Rio-Grandense
Distância à Capital: 103,55Km
Vias de Acesso: RS 129, VRS 341
Altitude da Sede: 60 m
Área Territorial: 208,49 km²
Clima: Subtropical
Localizada à margem esquerda do Rio Taquari, Roca Sales é o entroncamento ferroviário de duas importantes estradas: a Ferrovia do Trigo, que liga o Vale do Taquari à região do Planalto do Rio Grande do Sul, e a Tronco Sul, que parte em direção ao centro do País. A cidade é banhada pelo Rio Taquari.
Roca Sales tem sua economia alicerçada na agropecuária, com o predomínio da agricultura familiar e do minifúndio. Na agricultura destaca-se o cultivo de milho e soja; na pecuária, a suinocultura, avicultura e gado leiteiro. Outra atividade que está em desenvolvimento é a piscicultura. Também merecem destaque, a fruticultura (pêssego, uva, citrus e goiaba) e o reflorestamento.
As indústrias de calçados e de produtos alimentícios praticamente dominam o setor industrial.
A agricultura é responsável por 45% da economia, seguida pelo setor industrial com 37%. O comércio e a prestação de serviços contribuem com 18%.
Se constata a diversificação das raças (principalmente alemães e italianos) que colonizaram Roca Sales.
Na gastronomia, percebe-se um retorno ao passado, onde se comemoram os tradicionais Kerbs, um sinônimo de festa e comilança, preservando a tradição dos primeiros imigrantes.
Roca Sales é também conhecida como ‘Cidade da Amizade’.
Segunda à quinta:
7:30 às 11:30 | 13:30 às 17:00
Sexta-feira:
7:00 às 14:30
"*" indica campos obrigatórios
As guias dos tributos referentes aos Alvarás municipais estão disponíveis para serem retirados na Prefeitura de Roca Sales, como também podem ser impressos através do Portal do Cidadão no site do município ➡️ https://rocasales.multi24h.com.br/multi24/sistemas/portal/#tab-consulta-debitos-deslogado ou ser retirado no seu escritório de contabilidade.
⚠️ Lembrando que a primeira parcela dos alvarás vence em 31.01.2025 ⚠️