No mês de abril, a Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social, através do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social realizou como principal atividade, um trabalho referente à saúde.
O debate inicial ocorreu no dia 09 de Abril e foi ministrado pela enfermeira Isolda Vianini Sandri e agentes de saúde, que discorreram sobre a Osteoporose com um grande público de Idosos.
O assunto despertou a atenção de todos, tendo em vista que um número expressivo de idosos do projeto Viver Bem a 3ª Idade faz uso de alguma medicação contra a doença; por conseqüência disso e como uma proposta de apoio, o CRAS proporciona aulas de alongamento, que conta com a participação de mais de sessenta idosos que são divididos em duas turmas. As aulas acontecem nas segundas e quintas-feiras pela manhã e são ministradas pela Educadora Física, Márcia Zanchet.
Conforme a responsável técnica do projeto, a Assistente Social Grasiela Sinara Gheno Lorenzi, a discussão desse tema foi de grande importância para todos os presentes entenderem um pouco mais sobre a doença: “A osteoporose, segundo a enfermeira Isolda, trata-se de um transtorno diretamente ligado a perda de cálcio, redução de massa óssea e por uma condição que leva ao enfraquecimento do osso, podendo ocorrer fraturas em um pequeno desequilíbrio ou queda; por isso a importância de uma alimentação saudável, de atividades físicas e demais cuidados que são essenciais para um envelhecimento saudável.”