No dia 22 de outubro o Prefeito Municipal de Roca Sales, Senhor Nélio José Vuaden, decretou Situação de Emergência em virtude dos estragos provocados pela intensa queda de granizo e fortes chuvas dos últimos dias, que devastaram pelo menos oito localidades do interior e afetaram parte da zona urbana.
Estes fatores climáticos provocaram danos em muitas casas. Chiqueirões, galpões e aviários também foram afetados, muitos deles tendo seus telhados completamente destruídos, e naqueles em que haviam animais alojados os mesmos tiveram que ser remanejados para outras granjas, agravando ainda mais a situação.
O Município possui aproximadamente 700km de estradas de chão, as quais devido a intensidade das chuvas sofreram estragos no seu leito. Ocorreram, também, quedas de barreira, rompimento de tubulações, árvores e pedras caídas sobre as vias.
Estimativas iniciais indicam danos em 200 (duzentas) casas, entre outras construções. O trabalho da Defesa Civil Municipal é intenso, cadastrando e contabilizando os atingidos. Num primeiro momento foi feito um trabalho de distribuição de lonas e assistência aos afetados. Para outras informações ou auxílio que se fizer necessário o município dispõe o telefone do Coordenador da Defesa Civil(Maicon Dentee 9818.2885), do Secretário de Obras (Mário Jora 9956.9963) e da Prefeitura Municipal (51)3753-2166.