Uma alimentação saudável pode contribuir para melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças.
Após três anos de pesquisa, técnicos do Ministério da Saúde concluíram algo que já era esperado: a alimentação do brasileiro está cada vez pior. Segundo o ministério da saúde, essa tendência da má alimentação está sendo refletida nos postos de saúde, aonde cerca de 70% dos gastos do Sistema Único de Saúde (SUS), vão para o tratamento das doenças crônicas não transmissíveis.
Problemas como obesidade, diabete, hipertensão arterial, câncer e doenças do coração, que são em parte causados por uma alimentação ruim, são os que mais elevam esses gastos. Isso sem contar a desnutrição, pois, 260 mil mortes poderiam ser evitadas a cada ano no País se a população comesse melhor.
Em virtude deste cenário, a Emater/RS ASCAR realizou atividade de conscientização sobre a importância da boa alimentação na prevenção de doenças no dia 07 de outubro de 2016. Na parte da manhã, as Extensionistas Sociais Leandra Bagatini e Tatiane Turatti, estiveram na Escola Perpétuo Socorro onde cerca de 100 escolares participaram do encontro quando a Nutricionista Tatiane, fez um comparativo entre a alimentação atual, o estado de saúde das pessoas decorrente da alimentação e de algumas alternativas para contornar essa situação. Na parte da tarde, estiveram no CRAS, quando participaram diferentes públicos de atendimento, visando multiplicar conhecimentos entre todos os usuários.
Segundo a Extensionista de Bem-Estar Social de Roca Sales Leandra Bagatini este trabalho faz parte das programações da Semana da Alimentação que é comemorada entre os dias 10 e 16 de outubro.