Na última segunda-feira o prefeito municipal Amilton Fontana recebeu o representante do escritório municipal da Emater/RS-ASCAR, o Engenheiro Agrícola Guilherme Miritz, que fez a entrega do relatório final de atividades da Chamada Pública do Leite. Durante a conversa foram apresentados os resultados alcançados e as demandas atendidas.
A chamada teve seu início em 2014 com um diagnóstico junto aos produtores e após os mesmos estruturam um planejamento para os anos que se seguiriam deste projeto. No decorrer do tempo foram realizadas várias atividades coletivas que acabavam por agregar produtores além do grupo beneficiado. “Por várias vezes realizamos atividades como palestras, oficinas e tardes de campo voltadas a produção de leite e tudo que o envolve. Participamos de excursões, como a Expoagro Afubra, e de tardes de campo em municípios vizinhos” ressalta Guilherme. “O balanço que fazemos é positivo visto que nos aproximou dos produtores e da atividade leiteira e permitiu algumas mudanças para melhor nas propriedades, tanto na parte produtiva como na ambiental e social” completou o extensionista”.
A Chamada Pública do Leite tratava-se de um projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural para promoção da agricultura familiar sustentável na cadeia produtiva do leite, onde através de visitas individuais e uma diversidade de atividades coletivas buscava-se o incremento produtivo bem como a melhoria das condições de trabalho nesta atividade. Em Roca Sales foram beneficiadas 20 famílias, que durante 3 anos, contaram com assistência do escritório municipal da Emater nos eixos econômico, ambiental e social.