A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência social, sob o comando da Secretária Cleonice Maria Vargas, iniciou essa semana a campanha anual de combate ao mosquito borrachudo.
Durante o período serão aplicadas doses de BTI, biolarvicida diluído em água que mata a larva e é aplicado em córregos. O produto não traz malefício algum a população e será aplicado em várias regiões do município.
Até o presente momento 21 linhas já receberam o produto, são elas: Linha Borges de Medeiros, Linha Garibaldi, Linha Júlio de Castilhos, Linha Benjamin Constant, Linha Marechal Deodoro, Linha Fazenda Lohmann, Linha Sete de Setembro, Linha Catarina, Linha Florença, Linha Bento Gonçalves, Linha Nova, Linha Marques do Herval, Linha Fernando Abott, Linha São Judas Tadeu, Linha Volta dos Weber, Linha Santo André, Linha Marechal Hermes, Linha Maracanã, Linha Três Pinheiros, Linha João Abott e Linha Rio Branco. O trabalho da Secretaria continua até que todas as localidades sejam alcançadas.
"Para o produto fazer o efeito completo existe a necessidade de que não chova durante seis horas após a aplicação, o que pode atrapalhar a agilidade da campanha" explicou a Secretária Cleonice. "Contamos com a compreensão da população e nos disponibilizamos para tirar dúvidas, para assim prestar um serviço ainda melhor", complementa.
A campanha segue pelas próximas semanas e tem como intuito diminuir os focos do mosquito. Ao contrário do mosquito da dengue, o borrachudo tem preferência por água suja e lixo orgânico, e não transmite doenças graves. Porém o cuidado é necessário para não haver proliferação do borrachudo.