Participantes dos Programas do Cras e da Secretaria de Agricultura visitam Agroindústria Locatelli

Participantes dos Programas do Cras e da Secretaria de Agricultura visitam Agroindústria Locatelli

No dia 12 de junho, 20 pessoas integrantes dos programas assistenciais do CRAS participaram de uma visita na Agroindústria da Família Locatelli, localizada na Linha Brasil.

O grupo teve o privilégio de averiguar o processo de produção dos alimentos: melado colonial e açúcar mascavo produzidos na Agroindústria, formada pelos agricultores Euclides e Eliane Locatelli, juntamente com seus dois filhos Márcio e Rodrigo.

Atualmente a agroindústria produz 300 kg de açúcar mascavo e 1.200 kg de melado colonial (ano) que são comercializados há 20 anos no município e na região. A produção também faz parte da merenda escolar, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“No ano de 2012 a família foi cadastrada no Programa Estadual de Agroindústria Familiar do Governo do Estado do Rio Grande do Sul quando buscou sua regularização fiscal, sanitária e ambiental que culminou com a autorização de uso do selo Sabor Gaúcho, no ano de 2018”, ressaltou Guilherme Miritz, Engenheiro Agrônomo da Emater/RS-ASCAR.

A experiência realizada com o grupo de famílias que participam do Projeto Fortalecer o qual faz parte do Programa de Atenção Integral as Famílias (PAIF), em conjunto com o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS - Trabalho).

Conforme a Assistente Social, Sra. Graziela Gheno ressalta que “é muito importante essas trocas de experiências entre os Agricultores da Agroindústria da Família Locatelli e as famílias participantes dos programas, as quais tiveram a oportunidade de conhecerem em loco de onde vem o produto, as quais recebem todo o mês do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que possibilita um novo olhar de fortalecimento da agricultura, da segurança alimentar, paralelo a Emater/RS-Ascar, garantido muitas troca de aprendizados”.

Mensalmente, o CRAS vem recebendo alimentos produzidos na agricultura familiar local, produzidos pelos produtores locais e entregues as entidades, como o Hospital Beneficente Roque Gonzales, Creches Comunitárias e Escolas, e ao CRAS, o qual contempla 93 famílias em situação de vulnerabilidade.

“O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é de extrema importância, pois o mesmo viabiliza a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e/ou atendidas pela rede socioassistencial. Este programa é composto por 16 agricultores”, ressalta Samanta Chiesa Fleck, Coordenadora Municipal do referido Programa.

O CRAS e o PAA possuem como meta dar andamento a estas visitas ainda no ano de 2019, conhecendo outras agroindústrias e produtores que participam do PAA.

Previous Meio Ambiente e Sustentabilidade é tema de palestra na escola Sagrada Família

Leave Your Comment

Endereço: Rua Elizeu Orlandini, 51

Segunda à quinta:
7:30 às 11:30 | 13:30 às 17:00

Sexta-feira:
7:00 às 14:30

Envie uma mensagem

"*" indica campos obrigatórios

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

RV Digital by EP - Todos os direitos reservados