No dia 12 de junho, 20 pessoas integrantes dos programas assistenciais do CRAS participaram de uma visita na Agroindústria da Família Locatelli, localizada na Linha Brasil.
O grupo teve o privilégio de averiguar o processo de produção dos alimentos: melado colonial e açúcar mascavo produzidos na Agroindústria, formada pelos agricultores Euclides e Eliane Locatelli, juntamente com seus dois filhos Márcio e Rodrigo.
Atualmente a agroindústria produz 300 kg de açúcar mascavo e 1.200 kg de melado colonial (ano) que são comercializados há 20 anos no município e na região. A produção também faz parte da merenda escolar, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
“No ano de 2012 a família foi cadastrada no Programa Estadual de Agroindústria Familiar do Governo do Estado do Rio Grande do Sul quando buscou sua regularização fiscal, sanitária e ambiental que culminou com a autorização de uso do selo Sabor Gaúcho, no ano de 2018”, ressaltou Guilherme Miritz, Engenheiro Agrônomo da Emater/RS-ASCAR.
A experiência realizada com o grupo de famílias que participam do Projeto Fortalecer o qual faz parte do Programa de Atenção Integral as Famílias (PAIF), em conjunto com o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS - Trabalho).
Conforme a Assistente Social, Sra. Graziela Gheno ressalta que “é muito importante essas trocas de experiências entre os Agricultores da Agroindústria da Família Locatelli e as famílias participantes dos programas, as quais tiveram a oportunidade de conhecerem em loco de onde vem o produto, as quais recebem todo o mês do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que possibilita um novo olhar de fortalecimento da agricultura, da segurança alimentar, paralelo a Emater/RS-Ascar, garantido muitas troca de aprendizados”.
Mensalmente, o CRAS vem recebendo alimentos produzidos na agricultura familiar local, produzidos pelos produtores locais e entregues as entidades, como o Hospital Beneficente Roque Gonzales, Creches Comunitárias e Escolas, e ao CRAS, o qual contempla 93 famílias em situação de vulnerabilidade.
“O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é de extrema importância, pois o mesmo viabiliza a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e/ou atendidas pela rede socioassistencial. Este programa é composto por 16 agricultores”, ressalta Samanta Chiesa Fleck, Coordenadora Municipal do referido Programa.
O CRAS e o PAA possuem como meta dar andamento a estas visitas ainda no ano de 2019, conhecendo outras agroindústrias e produtores que participam do PAA.