A rastreabilidade vegetal foi tema de reunião técnica promovida pelo Escritório Municipal da Emater/RS-ASCAR de Roca Sales em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Secretaria Municipal de Agricultura no último dia 21 de novembro.
Participaram cerca de quinze produtores com a intenção de aprofundar os conhecimentos sobre conhecer e sanar as dúvidas sobre a instrução normativa que trata da rastreabilidade da produção de frutas e hortaliças.
O Engenheiro Agrônomo da Emater/RS ASCAR Municipal de Roca Sales, Guilherme Kunde Miritz, esclareceu o que fala a normativa, qual a importância e como o produtor deve proceder para atender a legislação, que compreende em manter organizado um caderno de campo, emitir rótulos para a identificação da produção comercializada e atentar para o preenchimento da nota fiscal. Também explicou aos agricultores a importância da utilização somente de produtos registrados para as culturas trabalhadas e de como eles devem fazer os registros nos cadernos de campo.
Para o Engenheiro Agrônomo, “esta atividade foi realizada num momento em que os produtores, que comercializam ou que pretendem comercializar vegetais, estão se adaptando à necessidade de cumprir as normativas, e trazendo este assunto para debate entre eles acabam surgindo soluções para uma mais rápida adaptação”.
Participaram da atividade os representantes do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Roca Sales Gilmar Bernstein e Nivaldino Brino e o Secretário Municipal de Agricultura Sandro Kappler.