O projeto, idealizado há mais de 10 anos, consiste na ligação asfáltica entre Roca Sales, Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Muçum, Encantado, Doutor Ricardo, Anta Gorda, Ilópolis e Vespasiano Corrêa, resultando em cerca de 61 km a serem pavimentados. O trajeto turístico visa atrair visitantes de diversas partes do estado, apresentando as inúmeras belezas naturais e os sabores que os locais reservam.
Durante a reunião foram elencadas as próximas etapas para iniciar o trabalho, tirando do papel o tão sonhado projeto. Além disso, foram organizadas as próximas reuniões, que visam buscar o apoio e parceria do governo estadual, lidando diretamente com a Secretaria Estadual do Turismo e a Secretaria Estadual de Logísticas e Transportes.
O Presidente do CONSISA, Marcos Scorsatto, e o Vice Presidente, Amilton Fontana, colocaram a instituição a disposição para o planejamento e consequente realização do trajeto, sendo um dos principais parceiros da obra. Além destes, os assessores dos Deputados Federais Alceu Moreira e Márcio Biolchi e do Deputado Estadual Edson Brum também firmaram parceria em busca de recursos para a pavimentação asfáltica do percurso.
Destes 61 km a serem asfaltados, 16 km passam por Roca Sales, sendo em nossa cidade um dos maiores percursos que receberá a pavimentação, quando o projeto ser iniciado. Os Prefeitos das cidades participantes do projeto estão empenhados na busca de recursos, sendo a realização do Trajeto do Pão e Vinho um importante marco econômico e turístico, trazendo desenvolvimento para os municípios integrantes.