No último dia 18 de maio, um total de 75 produtores realizou a entrega de pouco mais de 3,5 mil recipientes durante o tradicional recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos pelo interior do município de Roca Sales, num trabalho em conjunto entre a fundação pró Rio Taquari, Prefeitura Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Escritório Municipal da Emater/RS-ASCAR com a parceria do Conselho Municipal de Meio Ambiente.
O objetivo desta atividade foi dar destino correto as embalagens de agrotóxicos utilizadas nas propriedades já vazias e triplamente lavadas para que estas não sejam deixadas na propriedade e venham a tornarem-se contaminantes do solo e da água, trazendo riscos a saúde humana e animal.
Segundo o Engenheiro Agrônomo da Emater/RS-ASCAR, municipal de Roca Sales, Guilherme Kunde Miritz: “Apesar de, nos últimos anos, o número de agricultores participantes da campanha ter se mantido houve incremento no volume de embalagens entregues, o que também é motivo de comemoração e servir de incentivo à manutenção e ampliação desta atividade.” Outro ponto a ser ressaltado é o fato de nenhuma embalagem ter sido rejeitada por não estar em condições para entrega, fato que evidencia a preocupação por parte dos agricultores em fazer bem a sua parte nesta etapa de recolhimento”. Também, salientou que os produtores deverão continuar a armazenar as embalagens vazias, após tríplice lavagem, afastadas de crianças e animais, e que a campanha deverá ter continuidade nos próximos anos.
Para o Secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Noé Luís Schaffer esta atividade possui importância e pode ser ampliada “Essa ação busca proteger o meio ambiente de contaminações, preservar nossos recursos hídricos e reduzir os riscos a saúde humana e animal. Tivemos nesse ano um volume grande de embalagens recolhidas, mas percebemos que o número de produtores e embalagens ainda poderia ser maior” ressalta.
Nesta atividade de recolhimento ainda participaram o servidor municipal Gilmar Dilkin e a equipe da Arla, Marcelo Antonio Werner e Raul Valdir Verruck, que fez o recolhimento.