O curso tem como objetivo qualificar o cuidado, abordando desde o processo de envelhecimento até primeiros socorros com exercícios práticos.
A proposta do curso surgiu devido à necessidade de pessoas preparadas para atuarem na área, já que estudos indicam que 40% dos idosos requerem pelo menos algum tipo de auxílio em suas atividades de vida diária, e que 10% necessitam de auxílio para as atividades básicas.
As aulas são realizadas nos sábados pela manhã nas dependências da Escola Municipal Dom Pedro, no bairro Sete de Setembro. Ao todo 25 alunos estão sendo capacitados para atuar na área sendo a turma é formada por alunos de 28 até 68 anos. Destes, alguns buscam a formação para cuidarem de pessoa idosa da sua própria família. outros já atuam na área ou desejam ter a ocupação como fonte de renda, trabalhando em residências ou Instituições de Longa Permanência.
O curso é ministrado pela enfermeira Carina Guidoni, que destaca a importância da realização do curso: “o idoso bem conduzido por cuidadores capacitados conseguirá uma melhor evolução clínica e qualidade de vida, evitando-se as complicações e, consequentemente, reduzindo-se a demanda pelos serviços de saúde de um modo geral, especialmente as internações”.