A produção para o autoconsumo desempenha um papel fundamental na promoção da autonomia, da sustentabilidade e do bem-estar. Além de oferecer alternativas em situações adversas, essa prática contribui para a preservação dos recursos naturais e o fortalecimento das economias locais. Produzir o próprio alimento pode melhorar significativamente a qualidade de vida, proporcionando acesso a alimentos frescos e naturais, o que favorece uma alimentação mais saudável. Além disso, essa atividade também pode ser terapêutica e prazerosa, promovendo bem-estar físico e emocional.
No dia 2 de abril, a Emater/RS-Ascar de Roca Sales coordenou uma oficina voltada à elaboração de receitas com amendoim, entre elas a rapadura de forno e o bolo de amendoim. A atividade teve início com a organização dos ingredientes reunidos pelo grupo, seguida do preparo das receitas. Enquanto os pratos estavam no forno, foi realizada uma breve apresentação sobre os benefícios do amendoim na alimentação humana.
A oficina aconteceu na residência da senhora Marilene Furlanetto Fleck, na comunidade de Linha Brasil, e será replicada em outros grupos, mantendo o mesmo formato. O encerramento da atividade contou com a degustação dos pratos preparados e a avaliação coletiva da experiência.
Segundo a extensionista social Leandra Bagatini, “a prática de produzir para o autoconsumo fomenta o aprendizado e a valorização de habilidades manuais e de cultivo, além de manter vivas tradições e conhecimentos que muitas vezes podem se perder com o tempo. Isso também gera maior conexão com a natureza e com o processo de produção”. Ela destaca ainda que, nesses encontros, as trabalhadoras rurais têm a oportunidade de testar novas habilidades e compartilhar experiências, o que enriquece ainda mais o aprendizado coletivo.